O que é programa de bolsas IPEB?
O projeto bolsa do Instituto Profissionalizante e Educacional Brasileiro – IPEB é um programa que visa a inclusão educacional disponibilizando as melhores oportunidades de bolsa de estudos das instituições de ensino parceiras, instituições universitárias, faculdades e escolas técnicas para disponibilizar bolsa de estudo para cursos de graduação e pós-graduação.
- Como se matricular no curso?
O candidato deve preencher a ficha de inscrição disponível no site e realizar o pagamento ou entrar em contato: (11) 91076-7208 para demais informações.
- Quando recebo meu acesso ao curso?
Todas as informações concedidas pelos candidatos no cadastro ou no atendimento via contato telefônico constarão à assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais junto à IES escolhida e à observância de todas as demais exigências e pré-requisitos aplicáveis ao curso em questão. A bolsa será liberada após o pagamento da taxa de matrícula e o candidato poderá receber o acesso através da instituição pretendida.
Confira abaixo as modalidades de ensino:
O termo graduação também é formação profissional técnico-científica de nível superior, ou seja, etapa de ensino que se atinge após ter concluído o 3º ano do ensino médio.
A graduação é o primeiro nível do ensino universitário que permite o desenvolvimento de profissionais e a obtenção de diplomas de nível superior, os quais têm maior valor no mercado de trabalho. O ensino superior, proporciona maiores chances de conseguir um bom emprego, uma graduação pode também garantir altos salários.
Os graus acadêmicos no nível de graduação podem variar entre:
Bacharelado
Permite ao seu titular ser bacharel em diversas áreas do conhecimento. Dura quatro a seis anos e está na maioria dos campos de estudo em artes, segurança, humanidades, ciências sociais, matemática, ciências naturais e em profissões regulamentadas pelo estado, por exemplo, administração, arquitetura e biologia, direito, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Odontologia, entre outras que constam no Cadastro de Cursos Superiores do MEC. Os graus de bacharel incluem cursos que conferem um grau profissional. Diploma: Permite ao seu titular ser professor para além de profissional da área específica de estudo estudado de acordo com as normas exigidas pela lei e o concelho profissional da mesma.
Licenciatura
Permite ao seu titular ser professor além de profissional da área específica de estudo estudada de acordo com os regulamentos exigidos por lei e aconselhamento profissional da mesma. Dura de três a quatro anos e está na maioria dos campos de estudo, como biologia, ciência da computação, ciências sociais, engenharia, enfermagem, matemática, psicologia e segurança pública. No que se refere à docência, os profissionais desta podem atuar no máximo em vários níveis profissionais de acordo com as exigências institucionais.
Tecnologia
Permite ao seu titular ser um Tecnólogo, ou seja, uma força de trabalho técnico-científica especializada em diversas áreas de abrangência das demandas específicas do mercado. Dura dois a três anos. Formação possível: Tecnólogo em Eletrônica, Eletroeletrônica, Telemática, Mecatrônica, Fiscal, Gestão Ambiental, Gestão Pública, Construção Civil, Química Agroindustrial, Sistemas de Informação, Redes de Computadores, Marketing, Logística, etc.
O termo refere-se à formação acadêmica que pode ser obtida após a conclusão de um curso de graduação. O principal objetivo da pós-graduação é permitir que profissionais formados continuem seus estudos, ampliando e atualizando os conhecimentos adquiridos durante a universidade. Fazer pós-graduação ajuda a enriquecer o próprio e se destacar no mercado de trabalho dependendo da área, está bastante saturado.
A segunda graduação é uma opção quando você deseja cursar um novo curso superior mesmo que já tenha se formado na área. Esse é um caminho muito comum para pessoas que desejam mudar de especialidade, ter mais de um emprego, agregar novos conhecimentos ao trabalho original.
Quais são os pré-requisitos: O principal pré-requisito para obter um segundo diploma é obter o primeiro diploma é claro, mas precisa seguir especificamente o seguimento de cada curso que quer agregar, afinal, você também deve atender aos mesmos requisitos necessários para obter seu primeiro diploma, incluindo diploma de ensino médio entre outros de acordo com solicitação de cada Universidade.
Detalhe importante: Você pode obter um segundo diploma simultaneamente ao primeiro, desde que ambas as admissões sejam em universidades públicas. No Brasil, você só pode cursar uma universidade pública por vez. Porém, você pode estudar em duas instituições privadas ou em uma instituição privada e uma instituição pública. Nem todos os cursos e universidades oferecem esse tipo de admissão para alunos do segundo nível.
E existem regras diferenciadas para esse tipo de ingresso, ok? Por exemplo, pode ser solicitado que haja um número mínimo de matérias compatíveis entre a sua primeira graduação e o curso que você pretende realizar. Uma pessoa que realizou um curso de Administração dificilmente conseguirá ter matérias semelhantes a um curso de Química. O ingresso de pessoas com diploma superior varia muito de instituição para instituição. Em algumas faculdades particulares esse fator de compatibilidade que citamos anteriormente é ignorado e você pode entrar no novo curso sem precisar fazer vestibular.
https://pt.slideshare.net/IpebBrasileiro/ipeb-bolsa-de-estudospdf
REGULAMENTO BOLSAS DE ESTUDO IPEB
https://drive.google.com/file/d/1-T7TlMpJ2KEHpDpwYb-BFaJTZIgTGqLq/view?usp=drivesdk