Psicomotricidade e Ludicidade na Educação Infantil
1+24 mensalidades
Espera-se, ainda, que o Tecnólogo em Psicomotricidade e Ludicidade na Educação Infantil tenha uma ampla compreensão do universo da cultura e da produção do saber, além de ser capaz de utilizar-se de métodos e técnicas, em especial no campo dos processos psicomotores e lúdicos.
Para além das escolas de Educação Infantil, o Psicomotricista pode pleitear vagas em organizações não governamentais (ONGs): proposição de projetos de cunho social ou pedagógicos, ajudando a melhorar a qualidade de ensino na região em que está inserido e além. Editoras: subsidiando pesquisas que contribuam para a produção de materiais didáticos para a Graduação em Psicomotricidade e campos afins. Em brinquedotecas hospitalares, assistindo a criança em tratamentos de longo prazo.
A psicomotricidade e a ludicidade podem ser associadas a trabalhos em oficinas de alfabetização, podendo ajudar, os pequenos pacientes, a não perderem o ano escolar e a tolerarem melhor o tempo em que ficarão internados. Educação Especial: projetos para inovação nas ações com os diversos tipos de deficiência. O curso ainda garante que o aluno possa atuar como apoiador em disciplinas de caráter específico, como alfabetização e letramento. E ainda, este profissional, pode agir de forma empreendedora no campo da educação.
Um psicomotricista pode trabalhar também nas seguintes áreas:
● Educacional: escolas e centros pedagógicos de Educação Infantil, no desenvolvimento psicomotor das crianças, por intermédio de brincadeiras, jogos e desafios, atingindo os objetivos do profissional de forma prazerosa e divertida.
● Hospitais e clínicas especializadas: realizando terapia psicomotora com crianças de forma individual ou em grupo, trabalhando conforme as limitações observadas em cada indivíduo.
Para tanto a prática psicomotora se dá de forma individual ou em grupo e compreende as necessidades de adaptação sensoriais, sociais, comportamentais e de crescimento pessoal.
MATRIZ CURRICULAR
— A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E DO ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL – 100H
— BNCC E PSICOMOTRICIDADE – 100H
— BRINCADEIRAS, JOGOS E ESPORTES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA, VISUAL E INTELECTUAL – 100H
— CULTURA, LUDICIDADE E SEUS FUNDAMENTOS – 100H
— DESENVOLVIMENTO FÍSICO E PSICOMOTOR NA PRIMEIRA INFÂNCIA – 100H
— EDUCAÇÃO INFANTIL: PSICOMOTRICIDADE – 100H
— HISTÓRIA E CULTRA AFRICANA, AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA – 100H
— JOGOS DIGITAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA – 100H
— LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – 100H
— LINGUAGEM, DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA: UMA ABORDAGEM EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO – 100H
— MATERIAIS DIDÁTICOS PARA SITUAÇÕES ESCOLARES E NÃO-ESCOLARES – 100H
— METODOLOGIAS PARA APRENDIZAGENS ATIVAS: STORYBOARD/STORYTELLING/DESIGN TINKING – 100H
— O CUIDAR E O EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL – 100H
— PSICOMOTRICIDADE E SEUS FUNDAMENTOS – 100H
— TRANSTORNO DO EXPECTRO AUTISTA (TEA) – 100H
— ÉTICA, GÊNERO E SEXUALIDADE – 100H
TOTAL DA CARGA HORÁRIA DO CURSO: 1600H
DISCIPLINAS OPTATIVAS:
— A MOTRICIDADE COMO MATERIALIZAÇÃO DA CONDUTA – 100H
— EMPREENDEDORISMO EDUCACIONAL – 100H
— JOGOS EDUCACIONAIS – 100H
— USO PEDAGÓGICO DE PROGRAMAS DE EDIÇÃO DE TEXTO E APRESENTAÇÃO – 100H
— ÁREAS DE ATUAÇÃO E O MERCADO DE TRABALHO – 100H
A matriz apresentada encontra-se em ordem alfabética. As disciplinas previstas nos respectivos períodos de acordo com a Matriz Curricular serão definidas pela coordenação, ou seja, considerando a edição das Diretrizes Curriculares, emanadas do Conselho Nacional de Educação e poderá realizar adequações pertinentes na matriz curricular do curso.
Em seus 17 anos de história, o UniCV se consolidou como Instituição de Ensino Superior de qualidade notória, que preza pela ética, pelo profissionalismo e desenvolvimento humano.
O Centro Universitário Cidade Verde é resultado de um trabalho árduo, e de um conjunto de ações, planejamento e empenho de todos os seus colaboradores. De Faculdade Cidade Verde, passou a Centro Universitário Cidade Verde – UniCV. Um reconhecimento de qualidade, credibilidade, responsabilidade e comprometimento demonstrados durante toda a sua trajetória. A instituição é destaque como um importante centro de produção e difusão do conhecimento no Paraná e em todo o Brasil, por buscar resultados sustentáveis por meio do ensino presencial e a distância.
Hoje, mais de 60 mil alunos fazem parte da Instituição e as fronteiras do UniCV não param de crescer.
Já são mais de 600 Polos em todas as regiões do país, além de unidades no Japão e em Portugal.